Destino correto

Cresce a procura para descarte nos Ecopontos de Pelotas

Em dez meses, mais de 11 mil descartes foram efetuados nos três locais

Os três Ecopontos de Pelotas receberam, de janeiro a setembro deste ano, 11.434 entregas de algum tipo de material, entre restos de podas de árvores, entulhos de obra, móveis desmontados e recicláveis. E a adesão da população ao serviço - criado em janeiro de 2016 - tem crescido.

No Laranjal, por exemplo, 1.123 entregas feitas por caminhões, caminhonetes, reboques, carros, charretes, carrinhos de mão e até mesmo a pé foram registradas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, desde a inauguração do espaço em março de 2018. 

E, ainda que a procura pelos Ecopontos venham crescendo, materiais descartados em via pública seguem sendo recolhidos pelas equipes de limpeza urbana. De janeiro a outubro, foram coletadas 949 cargas de entulho durante os mutirões realizados às quartas-feiras pela cidade.

O mais procurado
Entre os três Ecopontos disponíveis em Pelotas, o central,  localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira é o mais procurado. No local, existem contêineres identificados para o depósito dos diferentes tipos de resíduos e dois servidores que orientam à destinação correta. 

O funcionário Osvaldo Rosa observa um maior movimento nas segundas-feiras e aos sábados. Ele acredita que o aumento da procura nesses dias se deva à proximidade do fim de semana, quando as pessoas aproveitam a folga para fazer a limpeza de pátios e residências. Cada pessoa pode descartar até 1,5 mil litros de resíduo em cada entrega realizada. “Diariamente, enchemos seis contêineres com os resíduos”, contabilizou.

Sandrigo Nunes é uma das pessoas que procura o Ecoponto da Juscelino para descartar materiais sempre que precisa. Desde que soube do local, costuma levar restos de galharia diversas vezes na semana.

Para onde vão os resíduos
A categorização dos resíduos é feita pelo próprio cidadão nos Ecopontos, no momento do descarte. O ato simplifica o descarte dos materiais, que são enviados ao Aterro Municipal, ao Transbordo ou a uma das cooperativas credenciadas ao Sanep. 

Veja como funciona:
- Restos de podas de árvores e entulhos da construção civil são enviados ao aterro municipal;
- Móveis desmontados são recebidos pela Estação de Transbordo, localizada no município de Candiota;
- Materiais recicláveis (vidro, papel, plástico e metal) são entregues a cooperativas indicadas pelo Sanep. Mensalmente os Ecopontos recebem representantes das cooperativas durante o expediente, para fazer o despacho direto.

Veja onde levar os materiais:
- Ecoponto Centro - avenida Juscelino Kubitschek, 3.195: funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
- Ecoponto Fragata - rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
- Ecoponto Laranjal - rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde: funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente eleito volta a dizer que médicos cubanos são escravos da Ditadura Anterior

Presidente eleito volta a dizer que médicos cubanos são escravos da Ditadura

Feira do livro encerra com mais 60 mil vendas Próximo

Feira do livro encerra com mais 60 mil vendas

Deixe seu comentário